top of page

DESTAQUES2023

reunião de negócios

Processo seletivo para Diretoria Executiva
Homologação de inscritos

(20/03/2023)

Comunicamos aos Participantes e Assistidos, a relação de candidatos aptos no Processo Seletivo para Diretoria Executiva da Fundação Banrisul de Seguridade Social, cujas inscrições foram homologadas pelo Conselho Deliberativo em reunião realizada no dia 06 de março, com registros lavrados na ata de nº 657.

Conheça os candidatos:

Emílio Keidann Júnior

Jorge Luiz Ferri Berzagui

Letícia Cancian Selba da Silva

Aludida Portaria, assinada em 17-03-2023 pelo Coordenador da Comissão do Processo Seletivo, encontra-se publicada neste site, podendo ser acessada através do botão abaixo:

Escritório moderno

 PREVIC APROVA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA
Fundação Banrisul

(10/03/2023)

Foi publicada na quinta-feira, 09 de março de 2023, no Diário Oficial da União, a Portaria nº158, de 10 de fevereiro de 2023, da Diretoria de Licenciamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, que aprova as alterações no Estatuto da Fundação Banrisul, documento que norteia a governança e gestão das atividades da entidade.

 

As alterações foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo nos meses de junho e julho de 2022, com registros lavrados nas atas de nº 622 e nº 628, respectivamente. Ato contínuo, a entidade disponibilizou ao acesso restrito de seus participantes Quadro Comparativo, apresentando o texto estatutário vigente, as mudanças propostas e suas respectivas justificativas, o qual permaneceu ativo à leitura dos participantes até a aprovação e publicação do novo documento.

 

Entre as modificações que foram deferidas estão: o aprimoramento de regras de governança; a adequação à Resolução CNPC nº 39, de 30/03/2021; reorientação sobre o formato às reuniões dos órgãos estatutários; adequações relacionadas ao processo seletivo e de eleição à Diretoria Executiva, bem como a dissincronia daqueles mandatos, e outros alinhamentos necessários à padronização.

 

O novo Estatuto já entrou em vigor.

ELEIÇÕES 2023

Publicado Edital de Convocação

(21/03/2023)

O pleito elegeu novos membros para os Órgãos Estatutários e Conselho Consultivo.

 

O Edital de Convocação para Eleições 2023 na Fundação Banrisul de Seguridade Social foi publicado na terça-feira (21), no Jornal Correio do Povo. Ele foi disponibilizado através do hotsite das Eleições 2023.

people-taking-selfie-together-registration-day.jpg
Preenchimento generativo copiar.png

A Fundação
Banrisul é
sua e você
é responsável
pelo seu

futuro.

As inscrições das Chapas ocorreram no período de 22 a 31 de março. 

Os Candidatos aprovados no Processo Seletivo para a Diretoria Executiva e demais interessados em concorrer às vagas disponíveis aos Conselhos Deliberativo, Fiscal ou Consultivo precisaram observar as orientações trazidas no hotsite, atentar para o correto preenchimento dos formulários, a juntada de documentos comprobatórios e o respectivo envio de documentos comprobatórios. Todo o procedimento ocorreu através do hotsite.

 

O período de votação transcorreu durante 08 (oito) dias corridos, entre às 9 horas do dia 28 de abril (sexta-feira) e às 17 horas do dia 05 de maio de 2023 (sexta-feira), horários de Brasília/DF, exclusivamente através do voto eletrônico em Sistema de Votação próprio da Fundação Banrisul.

 

Outras informações foram disponiblizadas no hotsite das eleições.

ELEIÇÕES 2023

Publicado Resultados Finais

(08/05/2023) - PORTARIA Nº 13

O Coordenador da Comissão Eleitoral da Fundação Banrisul de Seguridade Social, no uso de suas atribuições, comunicou aos participantes e assistidos o resultado final das Eleições Diretas 2023, apurado em 05-05-2023: 

Como membros do Conselho Deliberativo, os integrantes da Chapa nº 31:

 Titular:  Maria Adelina Perez

 Suplente:  Sérgio Luiz Scarpato

Marcus Vinicius Techemayer,

Coordenador da Comissão Eleitoral.

Porto Alegre, 05 de maio de 2023.

reunião de negócios

Fundação Banrisul de Seguridade Social
dá posse a novos Conselheiros e 

Diretores Executivos

(04/07/2023)

No dia 03 de julho de 2023, a Fundação Banrisul de Seguridade Social realizou a Cerimônia que empossou os novos Conselheiros Deliberativos, Fiscais e Consultivos, além dos novos Diretores Executivos.

 

A Posse concluiu com sucesso o Processo Seletivo prévio para os Diretores Executivos, as Eleições Diretas realizadas entre os participantes ativos e assistidos da Entidade e a indicação do patrocinador Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. para os novos mandatos de Conselheiros Deliberativos, Conselheiros Fiscais, Conselheiros Consultivos e Diretores Executivos.

 

O Conselho Deliberativo da Fundação Banrisul, acatando a indicação do patrocinador Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. reconduziu o Diretor-Presidente, Jorge Luiz Ferri Berzagui, que permanece no cargo para um novo mandato de 2 anos e conduziu, como Diretor Financeiro, Cássio de Castro Zimmermann, para um mandato de 4 anos, em substituição a Álvaro de Borba Kafruni.

 

Na mesma data, foram empossadas a Diretora de Previdência, Rossana Friderichs Luzzi, reeleita para um novo mandato de 2 anos e a Diretora Administrativa, Marinês Bilhar, eleita para um mandato de 4 anos, em substituição a Sérgio Luiz Scarpato, que foi eleito Conselheiro Deliberativo Suplente, e tomou posse após a aprovação das contas de sua gestão.

Além dos Diretores Executivos, foram empossados os seguintes Conselheiros:

José Luis Campani Lorenzi | Presidente Indicado | Mandato 2023 - 2027

Suzana Flores Cogo | Substituta do Presidente Indicada | Mandato 2023 - 2027

Nathan Sassi Meneguzzi | Titular Indicado | Mandato 2023 - 2025

Maria Adelina Perez | Titular Eleita | Mandato 2023 - 2027

Paulo Henrique Pinto da Silva | Suplente Indicado | Mandato 2023 - 2027

Kátia Milena Fauth | Suplente Indicada | Mandato 2023 - 2027

A Fundação Banrisul parabeniza a todos os empossados!

Berzagui ganha novo mandato na presidência
da
 Fundação Banrisul

(29/05/2023)

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. reconduziu Jorge Luiz Ferri Berzagui a mais um mandato de dois anos na presidência da Fundação Banrisul, além de designar Cássio de Castro Zimmermann para o cargo de diretor financeiro por um mandato de quatro anos, em substituição ao atual diretor Álvaro de Borba Kafruni, que adiante se desligará rumo à aposentadoria. Além dessas nomeações para a diretoria executiva, o banco indicou nomes para os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos.

 

Para o Conselho Deliberativo: José Luis Campani Lorenzi e Suzana Flores Cogo, como presidente e substituta do Presidente (titulares) e Nathan Sassi Meneguzzi (titular) e Paulo Henrique Pinto da Silva (suplente). Para o Conselho Fiscal: Robson Oliveira Santos (titular) e Francisca Morim de Campos Velho (suplente). Para o Conselho Consultivo BD: Fernanda Riffel (titular) e Flávio da Silva Marques (suplente). Para o Conselho Consultivo CV: Elise Kaspary (titular) e Ane Carine Madrid (suplente).

 

Fonte: Revista Investidor Institucional, com edição UCOM/FBSS

Reunião de escritório

 A Fundação Banrisul será
 
membro integrante do

Conaprev

(Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social)

(12/04/2023)

O plenário do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social - CONAPREV, definiu os novos representantes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - EFPC, para integrar o referido colegiado, dentre eles a Fundação Banrisul de Seguridade Social - FBSS.

 

A FBSS foi escolhida para integrar o CONAPREV, no biênio 2023/2025, na condição de "membro com direito a voz", conforme disposto no art. 5º, § 5º, do Estatuto do CONAPREV.

 

A definição dos novos representantes das EFPC, ocorreu durante a 75ª Reunião Ordinária, nos dias 23 e 24 de março de 2023 realizada pela CONAPREV, órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social, composta por Dirigentes de órgãos ou entidades responsáveis pela gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 

Atendendo ao inciso XVI do Artigo 22 do Estatuto Social, a participação da Fundação Banrisul foi aprovada por seu Conselho Deliberativo, em 10-04-2023 e indicando para representarem a FBSS, no CONAPREV, o Diretor-Presidente, Jorge Luiz Ferri Berzagui, como Membro Titular e a Diretora de Previdência, Rossana Friderichs Luzzi, como Membro Suplente.

NOSSA
conquista!

Fundação Banrisul recebe o Selo
de Engajamento ABRAPP 2023

(18/12/2023)

Com imensa alegria, compartilhamos nossa recente conquista: o Time da FBSS recebeu o selo de engajamento Abrapp 2023. Este reconhecimento é fruto da dedicação diária em praticar os valores fundamentais da instituição, alinhados aos princípios dos colaboradores, visando transformar nosso ambiente de trabalho em um espaço de crescimento, satisfação e cooperação.

 

O engajamento é um catalisador para a produtividade das pessoas, promovendo um forte senso de pertencimento e tornando a gestão mais estratégica e colaborativa. Isso fortalece os laços entre empresa e funcionário, estabelecendo uma relação verdadeiramente benéfica para ambos os lados.

 

Manter nossa equipe engajada requer um comprometimento constante das lideranças, especialmente num cenário de mudanças aceleradas. A inovação torna-se crucial, exigindo uma mudança de mentalidade para promover abordagens diferenciadas, valorizando as competências e singularidades de cada indivíduo.

 

Na diretoria da FBSS, nosso compromisso é claro: fortalecer ainda mais nossa equipe por meio do engajamento coletivo e de uma governança qualificada. Dessa forma, buscamos entregar sempre o nosso melhor aos nossos clientes.

 

Parabéns, Fundação Banrisul! Temos orgulho de fazer parte desta jornada.

Escritório Criativo
Camada 2.png
Consultor Hotline

 Relacionamento e
Comunicação

Um dos compromissos da Fundação Banrisul é proporcionar um atendimento diferenciado para todos os participantes. Para isso, buscamos solucionar de forma rápida e satisfatória cada um dos contatos que recebemos por meio dos nossos diversos canais de relacionamento. ​

 

Entre os canais disponíveis atualmente, destacamos:

SITE: Em www.fbss.org.br é possível encontrar todos os veículos de comunicação que desenvolvemos, além de notícias, resultados dos Planos de Benefícios, rentabilidade dos investimentos, evolução patrimonial, Planos de Custeio, extratos, simuladores, entre outros.

A Fundação Banrisul busca manter um diálogo permanente com os participantes e seus veículos de comunicação são ferramentas estratégicas para isso. Tendo como base a transparência, as nossas divulgações procuram atender de forma simples, porém completa, as necessidades dos nossos públicos. Para isso, todas as ações que fazemos seguem as diretrizes estabelecidas na Política de Comunicação, são elaboradas de forma a atingir cada público-alvo e distribuídas através dos seguintes veículos: site www.fbss.org.br, App FBSS, Informativo FB-Atualidades, RAI, E-mail MKT e SMS, além das notícias publicadas no site e conteúdos elaborados para o hotsite EDUCAR de educação financeira e previdenciária. ​

 

Em 2023, foram realizados mais de 56 mil atendimentos. Entre os assuntos abordados, destacam-se orientações sobre empréstimos (limites, documentos, concessões e quitações); atualizações cadastrais; pensões, auxílios-doença e funeral.

Jovem programador

Tecnologia

A Fundação segue avançando e investindo em tecnologia de modo a aprimorar seus recursos em segurança e comunicação, diversificando sua forma de relacionamento.

Em 2023, foram realizados investimentos e disponibilizados serviços como forma de facilitar ao Participante o acesso às informações e ampliar sua interação com a entidade, através dos meios digitais.

Veja a lista com os serviços e investimentos realizados:

 Homenagem aos empregados com 
tempo de serviço

(20/12/2023)

Colaboradores com longo tempo de serviço acumulam experiência e conhecimento institucional, uma riqueza de conhecimento específico sobre os processos, práticas e cultura da empresa que só o tempo pode proporcionar. Isso cria uma base sólida de experiência institucional que pode ser inestimável para enfrentar desafios e resolução de problemas.

 

No dia 20 de dezembro de 2023 a diretoria da Fundação homenageou os colaboradores a partir de 25 anos com pin prata (19 colaboradores) e a partir de 35 de casa com pin ouro (05 colaboradores).

FBSS -  Distribuição BÁSICA E ADICIONAL.png
close-up-do-homem-de-negocios-escrevendo-um-resumo.jpg

Gestão de processos -Atualização e melhorias

A gestão de processos é fundamental para o sucesso e eficiência das organizações em diversos setores, pois permite identificar e eliminar atividades desnecessárias, gargalos e redundâncias, resultando em processos mais eficientes e produtivos, reduzindo desperdícios, retrabalho e custos operacionais, contribuindo para uma utilização mais eficiente de recursos, foca na padronização e melhoria contínua, o que leva a uma maior consistência na entrega de produtos e serviços, resultando em maior qualidade, sendo que um trabalho nesta área permite que as organizações respondam de forma ágil às mudanças no ambiente de negócios, mantendo-se competitivas e resilientes, resultando em um melhor atendimento ao cliente, que aumenta sua satisfação e com melhoria também na reputação da empresa.

 

A Gerência de Gestão de Pessoas e também responsável pela gestão de processos na Fundação, em parceria com a área de TI, desenvolveu e implementou o Sistema de Gestão de Processos – FPR no segundo semestre do ano, otimizando a sistematização na gestão dos processos das áreas, com o novo ambiente de gerenciamento de informações, atendendo workflow automático de aprovações para a devida homologação de processos, documentação e históricos das movimentações, passando por níveis de controle e aprovação, com cronograma de ações e metas constante no planejamento estratégico e a partir deste momento, possibilitando assim identificar o número de processos e suas melhorias com grande acuidade e assertividade. 

Neste ano houve um grande esforço de trabalho de revisão (segundo semestre) que teve um resultado de 76,6% do volume total de processos atualizados e promoção de 17,5% de melhorias, graças ao engajamento de todos os colaboradores e a atuação do grupo de multiplicadores.

Nota: o cálculo foi realizado sobre o volume de processos base 2022, sendo 141 processos homologados

FBSS (1).png
Pessoas que trabalham em Open Office

 GESTÃO DE 
 Pessoas

Indicadores de Gestão de Pessoas

Distribuição por Escolaridade: 

73 empregados de um total de 86, tem ensino superior completo e pós-graduação, equivalendo a 85% do quadro de colaboradores.

FBSS (5).png

Distribuição por gênero e Lotação: 

Temos 56% homens e 44% mulheres.

FBSS (1).png

Distribuição por Idade: 

73% dos colaboradores têm idade até 50 anos, e 27% acima de 50 anos.

FBSS (4).png
FBSS (6).png
FBSS (6).png

PROGRAMA JOVEM
aprendiz

O programa visa não apenas fornecer uma oportunidade de emprego para os jovens, mas também prepará-los para o mercado de trabalho e ajudá-los a construir uma base sólida para suas carreiras futuras, oferecendo uma série de benefícios tanto para os jovens quanto para as empresas que participam do programa, entre os quais: desenvolvimento de habilidades profissionais, Educação complementar, Salário e Benefícios trabalhistas e Networking.

 

Com intuito de dar a primeira oportunidade para jovens que estão precisando ingressar no mercado de trabalho, a Fundação implantou o programa em pareceria com o Senac. No ano de 2023 recebeu seis jovens para o programa, com alocação nas gerências da diretoria administrativa, e no segundo semestre, os outros que foram direcionados para a Gerência da diretoria de previdência e diretoria financeira.

 

Os jovens estão atuando nas rotinas do dia a dia das áreas, além de workshops internos e outros treinamentos, desenvolvendo familiaridade com as atividades empresariais, adquirindo experiência, com diferencial para entrar no mercado de trabalho.

low-angle-friends-with-graphic-eye-makeup.jpg
bottom of page